sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

         Segundo a especialista Maria Elizabeth Biaconcini Almeida, destaca a grande importância da capacitação dos educadores em modernizar as salas de aulas, afim de se adequarem a nova realidade que vem sendo apresentada nesta nova “Sociedade Tecnológica”, pois dentro dessa nova realidade a mesma só conseguirá avançar dentro de uma conectividade.
         Esta “Sociedade” caminha intensivamente para a tão falada tecnologia digital, objetivando dessa forma juntá-las num único dispositivo, a exemplo disso temos os Tablets. Porém, frente a essas novas tecnologias, surgem questionamentos como “Estes serão positivos, ou negativos para o desenvolvimento dos alunos?”.
          Já vivemos nesta sociedade informatizada, e já é possível observar que se essas mídias não forem bem orientadas ao uso se mostrarão negativas para aos que a usam, sem contar que nem todos tem a mesma chance de acessá-las, sobrando um tempo curto para esses menos favorecidos, que é nas Escolas.
          Sem sombra de dúvida é necessário que se desenvolvam projetos voltados para o bom uso dessas tecnologias. Principalmente do ponto de vista pedagógico, envolvendo a participação ativa de educandos e educadores, o objetivo desses projetos é mostrar para os alunos que essas tecnologias tem que ser utilizadas objetivando informações que lhe sejam úteis em seus projetos, para seu desenvolvimento crítico, resolução de problemas e a construção de seu conhecimento.
         Contudo, para que as escolas se adequem a essa nova realidade é preciso que haja uma grande mudança, não só do espaço, mas de tempo, buscando dessa forma colocar a escola no mundo e o mundo na escola, pois o conhecimento não é produzido somente na escola, mas na vida, no trabalho, nas empresas, na família, tais experiências poderão se integrar através das práticas encontradas nessas novas tecnologias. Disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, acompanhando-nos aonde formos.
         Hoje já é possível utilizar alguns instrumentos, acessível a todos e principalmente dando-nos a possibilidade de acessá-lo em qualquer lugar do mundo, como o google docs, os bloggs.
          Há muito o que se fazer, isso é evidente, porém o Brasil está caminhando para este fim.

Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
      Sou Tecnóloga em Informática Educativa, Mestrando em Informática, Técnica em Programação de Computadores, além de outros.
        Ser professor nesta sociedade tecnológica é um grande desafio, pois a mesma não está restrita somente aos parâmetros escolares, torna-se necessário a quem trabalha com ensino aprendizagem, ter a consciencia da constante busca de novos conhecimentos, não se restringindo somente a uma escola, livros, tvs, jornais, mas, principalmente com as inovações que são apresentadas a cada dia com as TIC`S, pois aquele que não busca acompanhar seus passos, está sujeito a ficar fora do reconhecimento de ser um bom educador.
      Seja com crianças na fase da alfabetização aos adultos que se estendem até a teceira idade, é necessário que as instituições educacionais revejam seus métodos e abordagens pedagógicas afim de tornarem o aprendizado mais prazeroso e eficaz.
      A busca do conhecimento deve ser contínua para todos, pois é através dessa busca que o indivíduo é aprimorado, é desenvolvido e desenvolvedor do conhecimento para aqueles que o buscam, até mesmo daqueles que o rodeiam, chega a ser uma necessidade básica aos que querem se manter no mercado de trabalho.
      Porém, não devemos nos prender somente a necessidade do indívisuo como educando e educador, mas buscar meios, soluções afim de atender uma parte da população que está crescendo muito nos últimos anos, que é a terceira idade, observa-se através de atividadedes com os mesmos, que a busca de aprendizagem deixa de ser somente um meio de ocupação, diversão, que esta busca deve estar presente na vida de todos e em todos os períodos da vida educacional, principalmente no escolar e no profissional.
      Quanto maior a prática, melhor sua capacidade de reproduzir o que lhe é ensinado, proporcionando dessa forma condições para um processo de construção de novos conhecimentos, transformando sua capacidade de de entender e interagir com o mundo.
     Assim pode-se afirmar que toda informação recebida, analisada, ingerida e armazenada é o significado que atribuimos e representamos em nossa mente sobre o que demonstra ser nossa ralidade.