terça-feira, 19 de abril de 2011

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS QUE VISEM OS INTERESSES DOS ALUNOS.
            No primeiro encontro com meus alunos, iremos estabelecer um prazo para conclusão do projeto, depois iremos partir para a criação de um cronograma, pois assim ficará mais organizado e será mais bem visualizado e entendido por todos, após essas explicações quanto à importância do cronograma, começaremos a montá-lo seguindo os seguintes passos:
1.    Definindo o tema
- É importante que todos os alunos participem neste momento, a participação de cada aluno é essencial, ouvir seus questionamentos, dúvidas e anseios. O projeto deve objetivar a solução de um problema amplo, conhecido pelo menos pela maioria, composto de várias indagações, e de preferência, sirva mais tarde como título do projeto. O mesmo deve ser discutido e escolhido por todos “alunos e professor”.

2.    Definindo os objetivos gerais
2.1 - De que forma o projeto irá influenciar em futuras mudanças na escola e suas formas de trabalho, de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
2.2  - Quais as competências que serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?
2.3  - Que impacto o projeto terá sobre o ambiente do aluno fora da escola?

3.    Definindo os objetivos específicos
- Aqui serão detalhados os objetivos gerais, buscando dessa forma atividades específicas para que possam ser desenvolvidas.

4.    Quais as disciplinas envolvidas
- As disciplinas a serem integradas, irão surgir assim que forem firmados os objetivos específicos e outras até no decorrer do desenvolvimento do projeto.
5.    Justificativa
- Aqui será relatado a importância do projeto, qual o motivo relevante que levaram a escolha do tema, de que forma o projeto irá favorecer os alunos, a escola e a sociedade, detalhando cada segmento.

6.    Metodologia
 De que forma o projeto será executado?
- Todos devem participar no desenvolvimento do projeto, dividindo as equipes, integrando professores x alunos, se possível membros da comunidade, como pais de alunos, e se já estiverem definidos os objetivos específicos e já for possível integrar outra disciplina, que seja então envolvido também professores dessas disciplinas.

7.    Atividades
·         Quais as atividades a serem realizadas?
·         Qual o objetivo de cada atividade?
·         Qual a finalidade de cada atividade?
·         Como será realizada cada atividade? (pesquisas presenciais, via internet, livros etc)
·         Qual grupo realizará determinada tarefa?
·         Onde? Na biblioteca? No LIED? Na Sala de aula? Qual ambiente da escola? Ou fora dela?
·         Esse projeto depois de pronto poderá se adequar a grade escolar nos próximos anos? De que forma?

8.    Avaliações
- Como sugestão, a criação de um blog da turma que está realizando o projeto, onde postarão diariamente o que está sendo feito, se estão tendo problemas em executar suas tarefas, o que estão aprendendo com as experiências diárias, é importante que a postagem seja diária e individua, é uma forma de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno. Depois de todos completarem suas tarefas, é importante que encontrem uma forma de multiplicar o que aprenderam com outros alunos, não só com os de sua escola, mas com outras escolas.

9.    Que título dar ao projeto?
- A equipe deve reunir e debater sobre a escolha do nome do projeto, um nome que desperte a curiosidade e o interesse das pessoas.

10. Quem participou na elaboração do projeto?
            - Relacionar o nome de todas as pessoas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário