NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Jurema dos Santos Gomes
Macapá-AP, 30/03/ 2011
Projeto “Quem ama cuida – lixo no ambiente escolar”
RELATÓRIO FINAL
Essa atividade foi muito interessante enquanto tema, porém devido à falta de um laboratório de informática na escola não foi possível realizá-lo como deveria, ou seja, utilizando o hipertexto como ferramenta principal de trabalho.
Porém o trabalho foi desenvolvido assim mesmo com os alunos. O primeiro passo foi reunir com o professor da turma (Cleuton), expusemos o tema do projeto “Quem ama cuida - Lixo no ambiente escolar”, o professor foi bastante receptivo a idéia, e de imediato se prontificou a colaborar da melhor maneira para que o mesmo viesse a ser um sucesso com a turma e independentemente do que fossemos apresentar e desenvolver com a turma, o mesmo também estaria por outro lado o projeto, utilizando-se de outros métodos, como pesquisa, cartazes, trabalhos em grupo, vídeos, todos voltados para a educação dos alunos no que infere a conscientização dos problemas causados pelo lixo.
Elaboramos um questionário de perguntas voltado para os alunos e outro para a diretora e o professor.
Perguntas realizadas aos alunos:
1ª – Se você compra um picolé, uma bala ou outra guloseima na rua, o que faz com a embalagem que sobrou?
2ª – Quando você está no carro com seus pais e vocês comem um biscoito, picolé etc. O que vocês fazem com a embalagem que sobrou?
3ª – Você sabe o que seus pais fazem com o lixo que é recolhido em sua casa?
4ª – Você costuma jogar lixo dentro de casa? Como seus pais reagem?
Perguntas realizadas a diretora e ao professor:
1ª – Como diretora desta escola, como você vê a questão do lixo no ambiente escolar?
2ª – Quem mais produz lixo na escola?
3ª – Qual o ambiente na escola em que o lixo é mais evidente?
4ª – Professor como você trabalha a conscientização dos alunos quanto ao lixo?
5ª – De que forma esse trabalho acontece? Depende da execução de projetos?
Marcamos um horário com o professor e sua turma, nos apresentamos e expomos o projeto à turma, tudo foi filmado pelo nosso colega Jaires.
Marcamos um horário com o professor para retornamos a turma. A professora Alice teve a idéia de fazer uma dinâmica do bombom com a turma. Levamos um pacote de bombons, distribuímos a cada aluno, explicamos mais uma vez o motivo de nossa estada na turma, após isso perguntamos o que haviam feito com o papel da balinha que sobrou, alguns disseram que jogaram na lixeira, outros não responderam nada, pois visualizamos alguns jogando no chão; a professora Alice pediu que os mesmos pegassem os papéis da balinha que comeram e trouxessem para que pudéssemos guardar.
Falamos um pouco da importância de se jogar o lixo no lixo, sobre as conseqüências arrasadoras que ao serem despejados no chão trazem a natureza, a sociedade. Informamos que iríamos voltar e iríamos fazer uma entrevista com a turma e que tudo seria filmado, ficaram muito empolgados, já que seriam filmados.
Voltamos em outro dia, fizemos as perguntas e filmamos, segue abaixo as entrevistas e o nome dos alunos entrevistados:
ENTREVISTA AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PRINCESA IZABEL
Projeto: Quem ama cuida
Tema: Lixo no ambiente escolar
Nome de aluno: Isabele
1ª – Se você compra um picolé, uma bala ou outra guloseima na rua, o que faz com a embalagem que sobrou?
R – se tiver uma lixeira por perto eu jogo nela, senão guardo no bolso e jogo no lixo quando chegar em casa.
2ª – Quando você está no carro com seus pais e vocês comem um biscoito, picolé etc. O que vocês fazem com a embalagem que sobrou?
R – saio do carro e jogo no lixo, senão peço pro papai guardar pra jogar no lixo de casa.
3ª – Você sabe o que seus pais fazem com o lixo que é recolhido em sua casa?
R – jogam na lixeira que fica em frente a nossa casa.
4ª – Você costuma jogar lixo dentro de casa? Como seus pais reagem?
R – só às vezes, mas fico pensando será que a mamãe vai brigar? Porque quando a mãe vê briga e manda eu jogar no lixo.
Nome de aluno: Vinicius
1ª – Se você compra um picolé, uma bala ou outra guloseima na rua, o que faz com a embalagem que sobrou?
R – procuro uma lixeira pra jogar, senão encontro alguma, guardo pra jogar no lixo quando chegar em casa.
2ª – Quando você está no carro com seus pais e vocês comem um biscoito, picolé etc. O que vocês fazem com a embalagem que sobrou?
R – guardamos num saco que está no carro.
3ª – Você sabe o que seus pais fazem com o lixo que é recolhido em sua casa?
R – é jogado numa lixeira que fica em frente a nossa casa.
4ª – Você costuma jogar lixo dentro de casa? Como seus pais reagem?
R – não jogo, porque se jogar levo uma peia.
Nome de aluno: Andressa
1ª – Se você compra um picolé, uma bala ou outra guloseima na rua, o quê faz com a embalagem que sobrou?
R – jogo no lixo ou guardo até chegar em casa.
2ª – Quando você está no carro com seus pais e vocês comem um biscoito, picolé etc. O que vocês fazem com a embalagem que sobrou?
R – peço pro papai jogar no lixeiro do carro.
3ª – Você sabe o que seus pais fazem com o lixo que é recolhido em sua casa?
R – jogam na lixeira que fica em frente a nossa casa, mas também jogamos no quintal.
4ª – Você costuma jogar lixo dentro de casa? Como seus pais reagem?
R – jogo só às vezes no quintal, mas dentro de casa não.
Nome de aluno: Pedro Henrique
1ª – Se você compra um picolé, uma bala ou outra guloseima na rua, o que faz com a embalagem que sobrou?
R – jogo na vala da rua.
2ª – Quando você está no carro com seus pais e vocês comem um biscoito, picolé etc, o que vocês fazem com a embalagem que sobrou?
R – jogo no saco plástico que tem no carro.
3ª – Você sabe o que seus pais fazem com o lixo que é recolhido em sua casa?
R – colocam em sacos e jogam na lixeira que fica em frente a nossa casa.
4ª – Você costuma jogar lixo dentro de casa? Como seus pais reagem?
R – a mãe manda eu recolher e jogar no lixo.
Entrevistados:
Aluno: Mateus silva
Idade: 12 anos
Tarefa: explicou seu trabalho em sala de aula sobre o tema lixo.
Aluno: Carlos Edem
Idade: 13 anos
- Falou como o lixo é tratado em sua casa.
Alunos:
Kilk Mateus, 11 anos, conscientizou outros alunos a respeito do lixo.
João Vitor, 08 anos,
Tiago, 09 anos,
Barbara, 09 anos,
Carol, 09 anos.
O que pude observar que a maioria queria “fazer bonito”, ou seja, mostrar que era certinho, que jogava o lixo no lugar adequado, mas quando começavam a se soltar, alguns revelavam que jogavam o lixo em qualquer lugar, na rua, no quintal etc.
Marcamos outro horário com o professor para retornarmos à turma com outra tarefa.
Levamos sacolas de lixo e luvas, dividimos os alunos em dois grupos e fomos ao pátio da escolar para recolhermos apenas duas amostras de cada lixo que encontrássemos no chão, durou menos de 10 minutos para que isso acontecesse, retornamos a sala, colocamos todo o lixo das sacolas sobre uma mesa forrada, foi separado em duas bandejas os lixos orgânicos e inorgânicos, sempre com a ajuda da turma na separação dos mesmos; em seguida foi distribuído aos alunos uma tabela para que os mesmos a preenchessem na medida em que iríamos falando do tempo em que cada lixo leva para se decompor na terra, essas informações foram repassadas de acordo com uma tabela de decomposição dos resíduos sólidos que pegamos na internet.
Período de tempo de decomposição do lixo
O tempo de decomposição é uma previsão em média. Portanto, a informação pode variar. Por este motivo, existem variações entre livros e sites, sobre o tempo de decomposição.
A informação sobre o tempo de decomposição do vidro é a mais variável: algumas fontes afirmam que são 4 mil anos, outras 10 mil anos, e até 1 milhão de anos… mas isso não importa. Importante é reciclar!
Decomposição de resíduos:
TABELA DE DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS | ||||
Resíduos | Tempo (meses) | Tempo (anos) | ||
Casca de frutas | 01 a 03 (serve de adubo e não causa danos a natureza). | |||
Chicletes | 5 | |||
Cigarros | 2 a 5 | |||
Fralda descartável biodegradável | 1 | |||
Fralda descartável comum | 450 a 600 | |||
Garrafa de plástico (PET) | Indeterminado | |||
Garrafa plástica | ( depende do tipo do plástico) | 400 | ||
Isopor | 400 | |||
Jornal | 6 | |||
Lata de aço | 10 | |||
Lata e copos de plástico | 50 | |||
Latas de alumínio | 200 a 500 | |||
Nylon | Mais de 30 | |||
Palito de madeira | 6 | |||
Papel | 3 a 6 | |||
Pedaços de pano | 6 a | 1 | ||
Plástico | 100 | |||
Pneus | Indeterminado | 600 (mínimo) | ||
Tampas de garrafa | 150 | |||
Toco de cigarro | 20 | |||
Vidro | 4.000 | |||
Tempo de decomposição de resíduos em Oceanos: | ||||
Resíduos | Tempo (semanas) | Tempo (meses) | Tempo (anos) | |
Bituca de Cigarro | 2 | |||
Bóia de Isopor | 80 | |||
Caixa de papelão | 2 | |||
Camisinha | 300 | |||
Copo Plástico | 50 | |||
Fralda Descartável | 450 | |||
Fralda Descartável Biodegradável | 1 | |||
Garrafa Plástica | 400 | |||
Jornal | 6 | |||
Lata de Aço | 10 | |||
Lata de Alumínio | Não se corrói | |||
Linha de Nylon | 650 | |||
Lixo radioativo | Mais de 250 | |||
Palito de Fósforo | 6 | |||
Pano | 6 | a 1 | ||
Papel Toalha | 2 a 4 | |||
Pedaço de Madeira Pintada | 13 | |||
Restos de frutas | 1 | |||
Sacos plásticos | 30 a 40 | |||
vidro | indeterminado | |||
Após a coleta de dados, através de filmagens e entrevistas foi feito um vídeo, o mesmo teve que ser reduzido para um tempo bem curto, já que seria postado no blog HTTP://jumarydejesus.blogspot.com
O desenvolvimento deste projeto foi muito produtivo e bastante gratificante, pois tivemos a oportunidade de demonstrar às crianças a grande importância de não jogar lixo no chão, a contar de pequenos dejetos como: papel de bala, restos de biscoito, micos, ponta de lápis etc. e foi possível presenciar a mudança que aconteceu nos alunos do período inicial do projeto até o fim, esperamos com isso contribuir não só com os alunos, mas que através deles possa haver um link aos pais, familiares, vizinhos e a sociedade em geral, que as crianças de hoje possam ser multiplicadores quanto à conscientização de se dar um bom rumo ao lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário