quarta-feira, 30 de março de 2011

Navegando em busca do conceito de hipertexto.

            A pesquisa foi feita no site de busca “Google”; é possível observar que foram encontrados aproximadamente 692.000 resultados referentes ao título solicitado em apenas 0,09 segundos, ou seja, com isso é possível vislumbrar a riqueza de conteúdo que está disponível àqueles que buscam por informações através da internet, para efeito de ilustração fiz uma colagem da página principal com os dados que aqui foram citados:

            Em fim, o que é um Hipertexto?
            Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Em fim, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.O mesmo pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações. O Hipertexto tem como principais características: A Intertextualidade, Velocidade, Precisão, Dinamismo, Interatividade, Acessibilidade, Estrutura em rede, Transitoriedade e Organização multilinear.
Hipertexto e Internet
            Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. Já outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes, como outro exemplo temos a Bíblia, devido sua forma não-linear de leitura. Logo vemos uma diferença entre hipertexto e o livro. Para a forma de leitura em um livro, sua sequência é linear, já para o Hipertexto sua seqüência é lógica.
“O hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.” (shvoong. 2011. P.01)

Hipertexto e Educação
       Este é um tópico bastante relevante, pois trata-se de uma ferramenta muito importante na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual, facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. É possível observar que quando se trabalha em sala de aula com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Sua utilização traz uma vantagem para a educação, a construção do conhecimento compartilhado, é um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.
                 “O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborarem livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.” (Unicamp. 2011. P.01)
Referências Bibliográficas:

·         http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto extraído em 26 de fevereiro de 2011.
·         BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo, editora Peirópolis, 2003. Link do livro online:http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf
·         http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html extraído em 26 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário